Ir direto para menu de acessibilidade.
prefeitura
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

Não há elementos seguros para que seja traçada a evolução histórica do município. Sabe-se, todavia que no local em que se localiza a sede do distrito de Conceição da Boa Vista, vieram os primeiros habitantes da região, um dos quais descendentes de índio, que construiu sua choça no logradouro hoje conhecido pelo nome de Rua do Sapo.
Em 1870, vários engenheiros exploravam o traçado do ramal ferroviário entre Porto Novo e Cataguases, procurando conduzir sua direção de modo a atingir o povoado de Conceição da Boa Vista. Porém, foram impedidos de continuar seu trabalho pelos proprietários da atual Fazenda de São Mateus, fato esse que levou os Srs. Francisco Ferreira Brito Neto e Inácio Ferreira Brito, proprietários da fazenda das Laranjeiras, a oferecerem aos engenheiros passagem da futura ferrovia por suas terras. E foi assim que, estando o terreno em condições técnicas, foi alterado o traçado da estrada e em 1874 foi inaugurada a estação de Recreio, acontecimento esse marcante para o progresso do povoado que ali surgiria.

Deve-se o nome Recreio ao seguinte fato, segundo a tradição
Francisco Ferreira Brito Neto, conhecido naquela época por coronel Chiquinho Ferreira, residia, com seu irmão Inácio Ferreira Brito, na Fazenda das Laranjeiras. Casando-se mais tarde, Inácio constituiu a sede de sua fazenda no local onde hoje está a Chácara do Borel e denominou-a Fazenda do Recreio. Mas aconteceu que o nome não pegou e chamavam-na de Fazenda das Laranjeiras. Inácio esclarecia, inutilmente, que a Fazenda das Laranjeiras era de seu irmão Chiquinho a dele Recreio. Somente com a inauguração da estação férrea com o nome de Recreio dentro da área por ele doada para aquele fim e para construir o perímetro urbano do povoado foi aceito o nome de Recreio.
 
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Recreio, pela Lei Estadual n.º 123, de 27-06-1890, e Lei Estadual n.º 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Leopoldina.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Recreio, figura no município de Leopoldina.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de Recreio, pelo decreto Lei Estadual n.º 148, de 17-12-1938, desmembrado de Leopoldina. Sede no antigo distrito de Recreio. Constituído de 3 distritos: Recreio, Conceição da Boa Vista e São Joaquim, todos desmembrados de Leopoldina.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Recreio, Conceição da Boa Vista e São Joaquim.
Pelo Decreto-lei Estadual n.º 1.058, de 31-12-1943, o distrito de São Joaquim tomou a denominação de Angaturama.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 3 distritos: Recreio, Angaturama (ex-São Joaquim) e Conceição da Boa Vista.
Assim permanecendo em divisão territorial até os dias atuais.
 
Fim do conteúdo da página