Página inicial > Últimas Notícias > RECREIO VIVENCIA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2023

RECREIO VIVENCIA JORNADA DO PATRIMÔNIO 2023

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2023, 20h03
  • Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 20h04

Uma Jornada do Patrimônio para celebrar o passado e construir o futuro! Na última quinta-feira, 31 de agosto, Recreio se uniu ao Governo de Minas Gerais, à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e ao IEPHA para vivenciar a Jornada do Patrimônio de 2023. Com o tema:  'Caminhos Gerais – Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro'.

Em um percurso cheio de conhecimento e emoção, desbravamos três caminhos inspiradores:

O CAMINHO DA FÉ – ROTAS PEREGRINAS, fizemos uma romaria até a Igreja Bicentenária de Conceição da Boa Vista para uma Roda de Conversa com a Professora Patrícia Vargas sobre fé, celebrações e patrimônio cultural.

Alunos do 9º ano da Escola e os membros da Melhor Idade assistidos pelo CRAS participaram deste lindo momento, que se iniciou com a apresentação da Fanfarra Professora Lelu da Escola Estadual Presidente Carlos Luz e foi encerrado com um delicioso café cultural nos jardins da Igreja.

Já nos CAMINHOS DA FERROVIA, que além de uma inteligente palestra com o Mestre e Historiador Rojane de Souza, nos encantamos com o Coral dos alunos da Escola Municipal João Damasceno Ferreira cantando o Trenzinho Caipira de Vila Lobos, sob o comando do “maestro” Márnio Jatobá.

Ainda sobre patrimônio imateriais, a Historiadora Maria Tereza Werneck nos apresentou uma visão diferenciada da classe dominante sobre a construção da identidade cultural do município através de saberes e celebrações.

E para encerrar, percorremos o CAMINHO DAS ARTES, coordenado pelo Professor Márnio Jatobá, onde foi apresentado uma Exposição de Fotografias de Folias de Reis de Recreio e uma Exposição de Peças de Cerâmicas - ambos patrimônios imateriais de Recreio.

Um verdadeiro tributo ao nosso passado e um brinde ao nosso futuro! A cultura é o maior Patrimônio da sociedade! Juntos valorizando a cultura de RECREIO. A Prefeitura agradece o envolvimento de todos! O nosso muito obrigado!

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS.