Página inicial > Últimas Notícias > MUNICÍPIO RECEBE VISITA TÉCNICA DE SERVIDORES DO ESTADO EM AÇÕES VOLTADAS A PREVENÇÃO DA LEISHMANIOSE

• Publicado: Sexta, 29 de Setembro de 2023, 16h35
  • Última atualização em Sexta, 29 de Setembro de 2023, 16h35

O Município de Recreio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde através do Secretário da pasta, Felipe Meira, recebeu entre os dias 19 e 21 de setembro, a visita técnica dos servidores da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, Jorge Martins e Anderson Palhares, ambos Técnicos em Entomologia.

O objetivo foi atuar nas ações de prevenção a Leishmaniose, uma doença infecciosa, não contagiosa, que provoca úlceras na pele e mucosas e é transmitida ao homem pela picada das fêmeas de insetos flebotomíneos infectadas.

ATUAÇÃO NO MUNICÍPIO

Os profissionais realizaram o monitoramento de captura do vetor transmissor, através da instalação de 04 armadilhas em pontos estratégicos (galinheiros), em alguns bairros da cidade: Planalto, José Taranto Luz, Grotinha e São Joaquim.

As armadilhas são uma espécie de lamparina, com um saco e exaustor. A luz atrai o mosquito, que é sugado para dentro do recipiente através do exaustor. As armadilhas ficaram instaladas durante três dias nos pontos estratégicos. No último dia, foram recolhidas e feita a leitura dos mosquitos encontrados dentro de cada armadilha, para detectar se havia do vetor da Leishmaniose.

Os trabalhos foram acompanhados pela Referência Técnica da Vigilância Epidemiológica Leandra Rosa e pelo Supervisor de Campo Lucas Vieira. A boa notícia é que nenhum vetor transmissor da Leishmaniose foi encontrado no Município de Recreio.

A Prefeitura agradece a dedicação e o envolvimento de toda a equipe da saúde na promoção de ações em prol do bem-estar da nossa população!

CONFIRA AQUI AS FOTOS.