Página inicial > Últimas Notícias > GRS/Leopoldina emite comunicado sobre a vacinação contra a gripe

GRS/Leopoldina emite comunicado sobre a vacinação contra a gripe

• Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 18h04
  • Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 18h05

Confira o comunicado da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina sobre a não adesão do Estado de Minas Gerais à ampliação da vacinação contra a gripe para toda a população. A nota ressalta que os municípios que conseguiram atingir a meta de 90% estão liberados a vacinar a população em geral. No caso de Recreio a imunização atingiu 79% do público alvo até o momento.

Prezados Coordenadores

Segue e-mail do Nível Central- Memorando 232/2017 sobre o posicionamento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais para a  ampliação da vacinação de influenza para toda a população, para conhecimento e ampla divulgação.

Informamos que a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais não vai aderir a medida ( ampliação da vacinação de influenza para toda a população) e orienta continuar a vacinação dos grupos prioritários até o dia 09/06/2017, sexta-feira.

Grupos prioritários contemplados: Crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes em qualquer idade gestacional; Puérperas (até 45 dias após o parto); Trabalhadores da saúde; Povos indígenas aldeados; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; Professores na ativa da educação infantil, ensino fundamental, médio e superior das escolas públicas e privadas; Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis, mediante prescrição médica; e População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Ressaltamos sobre a importância de reservar as doses para atender o esquema de segunda dose em crianças.

Os municípios que já alcançaram a meta de 90% em TODOS os grupos prioritários e tiverem estoque de vacina disponível, podem estender a vacinação para o restante da população.

Até o momento, SOMENTE os municípios de Estrela Dalva e Santo Antônio do Aventureiro conseguiram atingir a meta (90%) para TODOS os grupos alvo. Dessa maneira, estão habilitados, conforme o memorando, a ampliar a vacinação influenza para toda a população, desde que reserve a segunda dose do esquema para as crianças.

Att.
Elizabete Guimarães Santos Vieira