Página inicial > Últimas Notícias > ENTREGA DO TÍTULO DE GUARDIÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE RECREIO 2024

ENTREGA DO TÍTULO DE GUARDIÃO DA MEMÓRIA CULTURAL DE RECREIO 2024

• Publicado: Segunda, 13 de Maio de 2024, 20h38
  • Última atualização em Segunda, 13 de Maio de 2024, 20h38

Um momento de homenagens, emoção e muitas lembranças. A Prefeitura Municipal de Recreio, Secretaria de Cultura e Conselho do Patrimônio Cultural promoveram na noite desta quinta-feira, 09 de maio, a solenidade de entrega do Título de Guardiã da Memória edição 2024.

O homenageado com o título deste ano, foi o respeitado Sr. Alcides Finamore de Melo. Ao lado de familiares e amigos, Sr. Alcides recebeu a placa de Guardião da Memória pelas mãos da primeira-dama Patrícia Surerus, por sua incansável contribuição para a preservação da Memória Histórica e Cultural do nosso município.

O Título foi criado em 2021 em conformidade com a lei número 1743 que elege o Dia 5 de maio como o Dia Municipal do Patrimônio Cultural o Título “Guardião da Memória Cultural” como forma de homenagear aqueles que contribuem para a preservação da nossa memória.

NOSSO HOMENAGEADO

Ao longo de seus 89 anos de vida, o Sr. Alcides Finamore de Melo vem semeando o bem. A homenagem é o reconhecimento de toda nossa comunidade pela expressiva folha de serviços prestados à preservação da cultura de nossa gente.

Considerado o “mestre” de uma folia centenária, a Folia Costa e Melo, recebeu a Bandeira de sua mãe e honrou com orgulho e afinco esse compromisso. Um homem respeitado pela família, pela sociedade e principalmente pelos foliões de Recreio.

Um homem que foi casado por tantos anos, e hoje viúvo, reverência sua esposa a todo tempo, quando é elogiado por ter criado 11 filhos e filhas, se mantido na fé e preservado a tradição familiar das folias de Reis, divide com Dona Marlene as glórias de sua vida.

Sr. Alcides passou a maior parte de sua vida na zona rural, na Fazenda duas Cachoeiras, e foi como agricultor que sustentou sua família. Fala com pesar por ter deixado a roça para morar na cidade por conta da construção da represa da Braúna. Mas ao mesmo tempo se diz devoto dos Três Reis o que o fez ter força para entender toda essa mudança e logo após veio a viúves.

Como um homem de Deus aceita seus desígnios e segue firme na fé recebendo anualmente a entrega da bandeira da Folia em sua casa.

Inúmeros são os cidadãos que contribuíram para a construção da história e do desenvolvimento do Município de Recreio. Mas hoje, mas neste ano de 2024 o agraciado foi o Sr. Alcides.

Sr. Alcides Finamore de Melo, o nosso Município de Recreio honra a grandeza que há em você! Parabéns!

CONFIRA AQUI AS FOTOS