Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura inicia projeto para resgatar UTC de Conceição da Boa Vista

Prefeitura inicia projeto para resgatar UTC de Conceição da Boa Vista

• Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2017, 15h44
  • Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2017, 15h45

Neste sábado, 8 de julho, a Prefeitura Municipal iniciará o projeto para resgatar as atividades da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “UTC”, localizada no distrito de Conceição da Boa Vista, com um curso de “Empreendedorismo e Coleta Seletiva” promovido pelo IFET Sudeste – Campus Juiz de Fora.

O curso do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais “IFET” será realizado na E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz e contará com 30 participantes. Além da capacitação com os futuros funcionários da UTC, haverá também um curso direcionado para artesãos e profissionais liberais. As atividades serão desenvolvidas em módulos durante um ano.

A Usina, com capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes, começou a funcionar em fevereiro de 2012 e chegou a ter mais de 10 empregos diretos. Em certos momentos a UTC foi gerida por empresas contratadas e em outros pelo governo municipal. Quando encerrou as atividades, em junho de 2015, a Usina contava com 11 funcionários.

A UTC foi um investimento de R$ 641 mil realizados pela empresa Brookfield Energia Renovável através do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social.

O objetivo da administração municipal é envolver a futura equipe da Usina entorno da ideia cooperativista. A reciclagem de Conceição da Boa Vista será gerenciada pela ACRAP – Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba, contratada pelo Município por meio de chamamento público.