Página inicial > Últimas Notícias > Resgate da UTC de Conceição da Boa Vista começa a se tornar uma realidade

Resgate da UTC de Conceição da Boa Vista começa a se tornar uma realidade

• Publicado: Segunda, 10 de Julho de 2017, 13h19
  • Última atualização em Segunda, 10 de Julho de 2017, 13h19

Há dois anos o investimento da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “UTC” realizado pela empresa Brookfield Energia Renovável através do BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social dentro do território de Recreio no valor de R$ 641 mil foi simplesmente abandonado por problemas administrativos. Agora, com apenas sete meses o atual governo municipal começa a tornar uma realidade o sonho de resgatar as atividades da Usina localizada no distrito de Conceição da Boa Vista.

No último sábado, 8 de julho, o projeto para o retorno dos trabalhos da UTC começaram com o curso de capacitação gratuito, “Empreendedorismo e Coleta Seletiva” promovido pelo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais “IFET”  – Campus Juiz de Fora, para a futura equipe de funcionários.

O curso ministrado na E.M Professora Nice Damasceno de Almeida Muniz contou também com profissionais liberais e artesãos que estão envolvidos no movimento da “Economia Solidária”. Ao todo 30 recreienses estão participando da capacitação. As atividades serão desenvolvidas em módulos durante um ano, com aulas teóricas e práticas.

A Usina, com capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes, começou a funcionar em fevereiro de 2012 e chegou a ter mais de 10 empregos diretos. Em certos momentos a UTC foi gerida por empresas contratadas e em outros pelo governo municipal. Quando encerrou as atividades, em junho de 2015, a Usina contava com 11 funcionários.

O objetivo da administração municipal é envolver a futura equipe da Usina entorno da ideia cooperativista. A reciclagem de Conceição da Boa Vista será gerenciada pela ACRAP – Associação de Catadores de Material Reciclável de Além Paraíba, contratada pelo Município por meio de chamamento público.

A aula inaugural do último sábado contou com a participação de autoridades municipais, coordenadores e professores do IFET, administração da ACRAP e membros do Conselho Municipal de Assistência Social.