Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura decreta situação de emergência e define racionamento de água

Prefeitura decreta situação de emergência e define racionamento de água

• Publicado: Terça, 26 de Setembro de 2017, 13h55
  • Última atualização em Terça, 26 de Setembro de 2017, 13h55

A Prefeitura Municipal decretou nesta terça-feira (26) situação de emergência por causa da estiagem e definiu junto com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto “SAAE” o racionamento de água. Na cidade o abastecimento será de 18h as 0h.

O decreto nº 60/2017 foi assinado pelo prefeito municipal e levou em consideração a redução do nível do manancial devido à estiagem prolongada, as previsões meteorológicas que indicam clima seco durante o período da primavera e que a estiagem é generalizada em todo o Estado de Minas Gerais, e por fim, a possibilidade de um colapso no abastecimento de água potável.

De acordo com o documento o SAAE fica responsável por deliberar sobre os horários do racionamento, devendo informar amplamente pelos meios de comunicação os dias e horários em que haverá a mencionada interrupção. O abastecimento dos serviços essenciais à população – hospital, pronto-socorro, escolas, unidades de saúde e prédios públicos – serão garantidos, desde que haja reservatórios adequados nas dependências dos estabelecimentos.

Ficou proibida a utilização de água em rede pública para lavar calçadas, veículos, frentes de imóveis, ruas, encher piscinas, bem como para outras situações que sejam o consumo humano e caracterizem desperdício.

Segundo dados do SAAE a Estação de Tratamento de Água “ETA”, localizada no bairro Alto do Asilo, está trabalhando com apenas 12 l/s e o essencial para o pleno fornecimento seria a vazão de 24 a 28 l/s. No manancial, na região da Serra das Virgens, a aproximadamente 2 km da área urbana, o nível está baixo e a água está tendo que ser bombeada até ETA.

Inicialmente foi deliberado que o abastecimento na cidade será de 18h as 0h. Caso haja alguma mudança o SAAE irá comunicar.