Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura decreta calamidade hídrica no Município

Prefeitura decreta calamidade hídrica no Município

• Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h54
  • Última atualização em Quinta, 19 de Outubro de 2017, 17h54

Em meio ao colapso no fornecimento de água na cidade acarretada pela escassez de chuvas prolongadas foi decretada situação de calamidade hídrica no Município. Desde 2014, os problemas no abastecimento de água tem sido rotineiros.

Há cerca de 1 mês já havia sido decretado situação de emergência. Por meio do documento o SAAE adotou a medida do racionamento e definiu o fornecimento de água de 18h às 00h. Porém, com a continuidade da estiagem o manancial, na Serra das Virgens, diminuiu drasticamente e hoje o nível do único reservatório de Recreio é reconhecido como o pior da história.

Apesar dos dois decretos apresentarem o mesmo problema, eles tem uma diferença. A situação de emergência refere-se a danos menores, que comprometem parcialmente a capacidade de resposta do poder público. Já, a calamidade trata-se de uma questão de intensidade, ela é decretada apenas nos casos mais graves, quando o estado ou município não conseguem resolver o problema por conta própria e precisam da ajuda de órgãos superiores. Na calamidade o caso requer mais cuidado e atenção.

A Prefeitura Municipal além de apresentar um projeto na FUNASA para perfuração de poços artesianos e melhoria no sistema de abastecimento, ela acionou a Defesa Civil do Estado. Em ambos os casos a administração aguarda o posicionamento dos órgãos.

Os problemas no abastecimento de água em Recreio tem sido rotineiros desde 2014. Naquele ano o racionamento foi adotado pela primeira vez, desde a criação do SAAE, em 1967.

Confira o decreto de calamidade hídrica.