Página inicial > Últimas Notícias > Nota de esclarecimento: GRS/Leopoldina informa que “fumacê” não extermina pernilongos

• Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 19h42
  • Última atualização em Quarta, 25 de Outubro de 2017, 19h51

A Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica esclarece a população de Recreio que em contato com a referência técnica de endemias da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina – GRS – recebeu a informação de que o “fumacê” não extermina os pernilongos (Culex quinquefasciatus). Há mais de um mês a população vem sofrendo com uma infestação destes mosquitos ao cair da tarde e durante toda a noite. O mesmo caso já foi registrado em várias cidades.

A proliferação do Culex se dá devido à falta de chuvas, ao baixo nível de água nos ribeirões e córregos e a alta concentração de matéria orgânica no ambiente. Segundo a GRS/Leopoldina o inseticida usado nas bombas de UBV Costal e de UBV Pesada foi desenvolvido para exterminar mosquitos adultos de Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chinkungunya. A emissão do “fumacê” com objetivo de eliminar o Culex não traria resultados e ainda poderia deixar os mosquitos mais resistentes aos inseticidas utilizados na dedetização.

A orientação para combater os pernilongos é a participação popular dentro de casa com medidas de proteção individual, como: mosquiteiros, instalação de telas nas janelas/portas, uso de repelentes de longa duração, eliminação de recipientes que possam servir de criadouros e outros.

A Prefeitura Municipal lembra que as ações de combate ao Aedes estão sendo desenvolvidas periodicamente através da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica com mutirões de limpeza, orientações à população, tratamento focal e UBV Costal, em locais estratégicos do Município e lamenta o tormento que todos estão passando com os pernilongos.