Página inicial > Últimas Notícias > Reunião em Recreio cria grupo de trabalho do “Trem Rio-Minas”

Reunião em Recreio cria grupo de trabalho do “Trem Rio-Minas”

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h15
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h15

Nesta terça-feira (31), durante reunião organizada pela Prefeitura de Recreio junto com a ONG Amigos do Trem no Centro Cultural Aristides Dorigo foi criado um grupo de trabalho com objetivo de alavancar o projeto do trem turístico, “Trem Rio-Minas”. A perspectiva é que os passeios turísticos entre as 10 cidades do circuito comecem no primeiro semestre de 2018.

O projeto idealizado pela ONG Amigos do Trem visa resgatar o movimento ferroviário na região da zona da mata mineira e no sul fluminense através do turismo. De acordo com a apresentação do presidente ONG, Paulo Henrique do Nascimento, a previsão é que haja dois circuitos: Cataguases (MG) – Três Rios (RJ) com duas composições: trem 1 entre Cataguases e Além Paraíba, e, trem 2 entre Três (RJ) e Além Paraíba (MG); e Recreio (MG) – Santo Antônio de Pádua (RJ), neste trecho o trem passará pelo distrito de Angaturama.

Uma importante informação repassada aos participantes da reunião em Recreio foram as metas para iniciar o Trem Rio-Minas. Nas propostas apresentadas há a elaboração dos roteiros turísticos, de um plano de marketing e de lançamento, da publicação, do acompanhamento do produto e da viagem inaugural. Tudo isto deverá ser desenvolvido entre novembro de 2017 e abril de 2018.

Ao todo 10 cidades fazem parte do circuito do Trem Rio-Minas: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador, Palma, Santo Antônio de Pádua (RJ), Sapucaia (RJ) e Três Rios (RJ). A oficina de Recreio é usada para reparos e manutenções nas locomotivas, nos carros de passageiros e em outros equipamentos.

Na reunião realizada no Centro Cultural Aristides Dorigo participaram representantes das Prefeituras e de Câmaras Municipais do circuito, do DNIT, do Ministério do Trabalho, dentre outros.