Página inicial > Últimas Notícias > Prefeitura auxilia construção de barraginhas em propriedade rural

Prefeitura auxilia construção de barraginhas em propriedade rural

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h37
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2017, 15h53

Durante a manhã desta segunda-feira, dia 27, a Prefeitura Municipal auxiliou a construção de barraginhas na propriedade rural, Sítio do Bem, localizada a aproximadamente 8 km do distrito sede, Recreio. O projeto desenvolvido por iniciativa dos proprietários contou com orientação técnica da EMATER/MG.

As barraginhas são pequenas bacias escavadas na terra que se enchem de água no período chuvoso. Elas têm o objetivo de reter as enxurradas e fazer a água das chuvas se infiltrarem no solo. A tecnologia social tem a capacidade de recarregar o lençol freático, funcionando como uma caixa d’água natural. As barraginhas também preservam o terreno, já que, ao conter as enxurradas, a erosão é evitada. No Sítio do Bem foram construídas duas bacias com a capacidade de acumular de 20 a 24 m³ de água em cada.

A execução dos serviços com a máquina retroescavadeira do Município foi acompanhada pelos proprietários do Sítio, por técnicos da EMATER/MG, equipe da Prefeitura, do Conselho do Meio Ambiente e do SAAE.