Página inicial > Últimas Notícias > Município participa do Programa de Controle da Doença de Chagas

Município participa do Programa de Controle da Doença de Chagas

• Publicado: Segunda, 23 de Abril de 2018, 15h58
  • Última atualização em Segunda, 23 de Abril de 2018, 16h04

O município de Recreio começou a participar do Programa de Controle da Doença de Chagas - PCDCH. Na última semana os servidores, Augusto Motta e Leandra Rosa, ambos da equipe da vigilância epidemiológica, receberam uma capacitação da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina.

Os treinamentos aconteceram em Cataguases, no distrito de Cataguarino, a cerca de 16 km da sede do município. A capacitação foi ministrada pelo coordenador da Vigilância Ambiental Regional de São João Del Rei, José Fagundes Vilela, e por Wila Ciriaco, responsável pelo Sistema de Informação.

Apesar de não haver nenhum caso registrado em Recreio a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde implantará um Posto de Informação Triatomíneos – PIT – nas localidades da zona rural e um na cidade.

Em breve os servidores capacitados farão visitas e palestras nas escolas, em propriedades rurais e reuniões com diversos setores da sociedade afim de apresentar o PCDCH.

Doença de Chagas

A Doença de Chagas é uma doença infecciosa causada por um micro-organismo – um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. A doença foi descrita há quase cem anos (1909) pelo médico sanitarista e pesquisador Carlos Chagas. Essa doença tem uma fase aguda, de duração mais breve, e uma fase crônica que pode se estender por toda a vida da pessoa infectada. A doença tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curada, a pessoa continuará gerando anticorpos. Não existe vacina ainda.