Página inicial > Últimas Notícias > Coronavírus: medidas de prevenção e protocolo de atendimento

Coronavírus: medidas de prevenção e protocolo de atendimento

• Publicado: Sábado, 02 de Maio de 2020, 21h04
  • Última atualização em Sábado, 02 de Maio de 2020, 21h04

A Prefeitura Municipal de Recreio, através Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio dessa nota esclarecer como funcionam as medidas de prevenção e o protocolo de atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.
As formas de transmissão do novo coronavírus são:
• Toque do aperto de mão;
• Gotículas de saliva;
• Espirro;
• Tosse;
• Catarro;
• Tocar objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.
Para a proteção é importante adotar algumas medidas de prevenção:
• Lavar frequentemente as mãos até a altura dos punhos com água e sabão por pelo menos 20 segundos principalmente depois de ter frequentado um local público ou depois de tossir, espirrar ou tocar nariz ou boca. Se não tiver água e sabão, use álcool em gel a 70%;
• Cobrir o nariz e boca com um lenço de papel descartável ou com o antebraço ao tossir ou espirrar;
• Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos antes de lavá-las;
• Evitar contato próximo. Mantenha uma distância segura (cerca de 2m) de outras pessoas;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos e garrafas;
• Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados
• Evitar sair de casa, caso haja necessidade use máscara de proteção
Os sintomas da infecção pelo novo coronavírus, de acordo com o Protocolo de Manejo Clínico de Coronavírus (Covid-19) na Atenção Primária à Saúde, editado pelo Ministério da Saúde são:
• Febre (acima de 37,8ºC);
• Tosse;
• Falta de ar;
• Dor muscular;
• Cansaço;
• Em casos raros diarreia.
O protocolo de atendimento divide os pacientes em relação à gravidade dos casos.
Os casos leves devem ser tratados em ambiente domiciliar e cuidados com medidas não-farmacológicas como repouso, hidratação, alimentação adequada, além de analgésicos, antitérmicos e isolamento domiciliar por 14 dias a contar da data de início dos sintomas. A vigilância ativa e continuada desses pacientes é a principal ferramenta para controle. É necessária a comunicação com um profissional da Assistência Primária de Saúde da Equipe da Saúde Família durante todo o cuidado doméstico do paciente até o fim do período de isolamento.
A revisão dos sintomas e o acompanhamento da evolução do quadro devem ser realizados por profissional de saúde a cada 24h em pessoas com mais de 60 anos e portadores de condições clínicas de risco (diabetes, hipertensão, obesidade etc.), e a cada 48h nos demais, até completar 14 dias do início dos sintomas. Os contatos domiciliares do paciente também devem respeitar e cumprir o isolamento de 14 dias.
Os casos moderados e graves serão tratados a nível hospitalar.
Ressalta-se que o isolamento domiciliar, até o momento, é a medida mais eficiente para a proteção das pessoas evitando assim a disseminação da doença.